Óleo de farelo de arroz – revelação das suas propriedades cosméticas maravilhosas

O óleo de farelo de arroz é o cosmético de eleição das mulheres japonesas – elas usam-no na sua rotina diária de cuidado corporal, facial e capilar. O seu ingrediente único e fundamental é o gama orizanol, que apresenta um efeito antioxidante mais forte do que a vitamina E. Que segredos esconde o óleo de farelo de arroz? Por que é um cosmético tão bom? Vamos descobrir!

Óleo de farelo de arroz segundo o INCI: oryza sativa oil

O óleo de farelo de arroz é obtido do farelo de arroz, ou seja, o revestimento superior castanho do arroz removido durante a produção de arroz branco. O farelo de arroz é uma fonte valiosa de muitas substâncias de cuidado importantes para a pele e para o cabelo. O que contém o óleo de farelo de arroz?

Óleo de farelo de arroz – composição

O óleo de arroz é um produto excecional devido à sua composição incomum. O seu efeito fortemente embelezante e rejuvenescedor está oculto no gama orizanol. Trata-se de uma combinação de ácido ferúlico, fitosteróis e outras substâncias orgânicas de grande valor para a pele.

Os fitosteróis têm um impacto direto na manutenção do bom estado da pele, porque limitam a quebra do colagénio e da elastina – as duas substâncias responsáveis pela sua juventude e firmeza.

O ácido ferúlico é um dos compostos naturais mais fortes e bem conhecidos com efeitos anti-idade. Também apresenta propriedades de despigmentação, o que significa que remove todas as manchas de descoloração e pigmentação da pele, clareia a pele e garante um nível de hidratação adequado.

Aparentemente, o gama orizanol é um antioxidante mais forte do que a vitamina E, geralmente designado por “vitamina da juventude”. O óleo de farelo de arroz também contém ceramidas que conferem firmeza à pele, suavizam-na e evitam o inchaço e as rugas causadas pela gravidade. Se procura cosméticos com coenzima Q10 natural, então deve saber que o óleo de farelo de arroz apresenta uma elevada concentração deste ingrediente. A coenzima Q10 reduz as pequenas rugas e atrasa os processos de envelhecimento da pele.

O óleo de farelo de arroz também é adequado para o cuidado de pele oleosa e acneica: suaviza as inflamações, cura e alivia, acalma a pele, garante um nível de secreção adequado da pele, regula o trabalho das glândulas sebáceas, fecha os poros da pele e deixa o rosto macio. O óleo também cuida as lesões da acne evitando a formação de novas manchas.

Óleo de farelo de arroz – uso cosmético

O óleo de arroz pode ser usado no rosto e no corpo, bem como no cabelo. Muitas mulheres também o usam para o cuidado diário das unhas, esfregando na unha.

Óleo de farelo de arroz para o rosto

O óleo é hipoalergénico, não irrita nem sensibiliza, pelo que é adequado para todos os tipos de pele. Devido às suas propriedades anti-idade, este produto é especialmente recomendado para pele madura, sensível e alérgica. Também funciona bem no tratamento das lesões da acne.

O óleo pode ser aplicado diretamente no rosto (de preferência à noite, antes de dormir, na forma de um sérum facial – durante o sono, a absorção da pele é maior, o que proporciona um cuidado mais intensivo). Além disso, pode ser misturado com um creme de cuidado da pele selecionado.

Além disso, o óleo de farelo de arroz é perfeito para o cuidado dos pelos faciais masculinos e alívio da irritação depois de barbear.

O óleo é bem absorvido e não deixa a pele oleosa. As pessoas que têm pele seca podem usá-lo como primer de maquilhagem. O óleo de arroz também é um bom componente de máscaras em pó (como máscaras de argila). Basta misturar com o pó e aplicar a pasta no rosto. Irá intensificar a ação da argila. Além disso, é também um ótimo cosmético para o verão, pois contém um filtro UV natural que protege a pele contra o fotoenvelhecimento.

Óleo de farelo de arroz para o cabelo

O óleo de farelo de arroz é ideal para o cuidado do cabelo com porosidade média, ou seja, cabelo enfraquecido, fino, baço, com tendência a cair. A vitamina E, os fitoesteróis e os ácidos gordos de boa qualidade (incluindo o valioso ácido ferúlico) melhoram o estado do couro cabeludo, reparam os danos na superfície do cabelo, protegem contra os danos e os fatores externos adversos, fortalecem os bulbos capilares e afetam positivamente o seu crescimento saudável.

O óleo de farelo de arroz é bem absorvido e não sobrecarrega o cabelo, é fácil de lavar após o tratamento com óleo e deixa o cabelo com um brilho bonito. Também pode ser usado para proteger as pontas e evitar que fiquem espigadas.

Graças às propriedades antioxidantes do óleo, o couro cabeludo fica limpo e o nível de sebo excretado é equilibrado. Quando submetido regularmente a tratamentos com óleo, o cabelo deixa de estar oleoso, e o couro cabeludo excessivamente seco fica devidamente hidratado. Por outras palavras, o óleo de farelo de arroz alivia a pele e garante o equilíbrio hidrolipídico.

Podemos utilizar o óleo de farelo de arroz no cuidado capilar de várias formas: na maioria das vezes, o óleo é aplicado no cabelo e no couro cabeludo, mas também pode misturá-lo com o seu condicionador, máscara capilar ou infusão de ervas favoritos para obter uma loção para o couro cabeludo com propriedades regeneradoras. Outro método comum consiste na preparação de um spray capilar que não precisa de ser enxaguado: o óleo deve ser misturado com uma boa quantidade de sumo de aloé, infusão de ervas ou hidrolato e pulverizado em cabelo húmido após a lavagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *